São Paulo (SP) - O Corinthians arrancou um empate no sufoco por 2 a 2 com o Atlético-PR na tarde deste domingo, no Pacaembu, mas o resultado foi suficiente para tirar o clube alvinegro da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro. Depois de amargar um posto na área de degola durante oito rodadas consecutivas, o Timão enfim conseguiu deixar a parte perigosa, mesmo sem ter conquistado os três pontos em casa.
O time de Nelsinho Baptista começou bem o jogo deste domingo, às 17 horas (de Brasília), mas só conseguiu assegurar o ponto no sufoco. O Timão abriu o placar nos minutos iniciais do primeiro tempo, com Betão. Na etapa complementar, Danilo igualou a contagem para o Furacão, e Alex Mineiro colocou os paranaenses na frente. No entanto, aos 47 minutos, Finazzi mandou para as redes do Furacão e salvou o Alvinegro de um desastre no Pacaembu.
Agora, o Corinthians soma 42 pontos na tabela, na 16ª posição, uma acima da zona de perigo. Já o Atlético, que chegou à sua sétima partida sem derrota, chegou aos 50 pontos na classificação.
A partida deste domingo pode ter marcado a despedida do Corinthians do Pacaembu neste ano, já que o estádio será fechado para obras. Se a previsão inicial do início das reformas tivesse sido cumprida, o Timão já teria jogado em outro local neste domingo e também no duelo com o Figueirense, mas a diretoria do clube alvinegro conseguiu adiar o fechamento do estádio.
Agora, ainda há a expectativa de mudar novamente o início das obras para o Corinthians ter a chance de utilizar o Pacaembu em seu último jogo como mandante no Brasileirão, na penúltima rodada, diante do Vasco. No entanto, o próprio presidente Andrés Sanchez admitiu recentemente estar difícil de garantir o estádio para o duelo com os cariocas. A diretoria, assim, estuda outras alternativas, como Canindé e Morumbi.
Antes de pensar no duelo contra o Vasco, o Corinthians se prepara para um duelo decisivo na luta contra o rebaixamento. No próximo domingo, o Timão encara o Goiás, no Serra Dourada. Já o Atlético-PR atua no mesmo dia contra o Sport, na Arena da Baixada.
O jogo: O Corinthians iniciou a partida deste domingo com um ritmo acelerado. Em menos de um minuto, Finazzi passou para Lulinha, que carregou a bola pelo meio da defesa e bateu rasteiro. Viáfara espalmou, e Dentinho pegou o rebote e caiu, pedindo pênalti. O árbitro mandou o jogo seguir.
No terceiro minuto, Fábio Ferreira cobrou falta de longe e Viáfara espalmou para o meio da área, onde apareceu Betão livre para empurrar para as redes, abrindo o placar. O Atlético-PR sequer teve tempo de se encontrar em campo. Depois do susto, o Furacão tentou responder em cobrança de falta de Netinho, que levantou a bola na área e viu a defesa afastar. No lance seguinte, Rogério Corrêa passou pelo marcador na esquerda e bateu rasteiro, nas mãos de Felipe.
O Corinthians, então, voltou ao sistema ofensivo, quando Carlos Alberto apareceu pela direita para finalizar cruzado, mas sem dar trabalho para Viáfara. Mesmo jogando fora de casa e com desvantagem no placar, o Atlético seguiu trocando passes no sistema ofensivo, em busca de uma oportunidade para empatar, mas mostrava dificuldade para criar chance clara de gol.
Já o time da casa diminuiu o ritmo no ataque, apostando mais em descidas em velocidade. Em um dos lances, Iran avançou pela direita e passou para Carlos Alberto, que bateu para a área. Finazzi não conseguiu desviar, e a bola se perdeu pela linha de fundo.
Na seqüência, o Atlético-PR teve a primeira boa oportunidade, quando Marcelo Ramos recebeu na entrada da área, limpou a defesa e bateu. Felipe fez ótima defesa, mandando para linha de fundo. Depois da cobrança de escanteio, o goleiro corintiano vacilou, mas a defesa mostrou atenção e o arqueiro ficou com a bola.
Do outro lado, em falta na lateral direita, Gustavo Nery arriscou de longe, mas Viáfara afastou. E o Corinthians teve boa chance no lance seguinte, no momento em que Fábio Ferreira subiu mais que os atleticanos na cobrança de escanteio, mas cabeceou por cima do travessão.
Porém o Atlético também não se intimidou. Aos 41 minutos, em falta da entrada da área, Jancarlos cobrou com força, e Felipe fez excelente defesa. Depois da intervenção, o goleiro foi rodeado por colegas que o cumprimentaram pela atuação no lance, que foi o último de perigo da primeira etapa.
No intervalo da partida, o técnico Ney Franco fez duas alterações na equipe do Atlético-PR. Rogério Corrêa e Marcelo Ramos deixaram o campo para as entradas de Evandro e Alex Mineiro. Já o Corinthians voltou sem mudanças.
E o Timão iniciou o segundo tempo da mesma forma que o primeiro. O zagueiro Fábio Ferreira se lançou à frente pela direita e mandou para a área. Dentinho e Finazzi passaram perto, mas não conseguiram completar o cruzamento. No lance seguinte, Lulinha fez fila na defesa paranaense e foi derrubado na meia-lua. Na cobrança, Fábio Ferreira finalizou para fora.
No entanto, o Atlético-PR conseguiu igualar o placar aos sete minutos. Depois de cobrança de falta na lateral direita, a defesa do Corinthians vacilou, e Danilo apareceu sozinho na segunda trave para cabecear para as redes. O time da casa se desestabilizou com o gol, e alguns setores da torcida passaram a mostrar descontentamento com o que via em campo.
Assim, o técnico Nelsinho Baptista decidiu dar mais experiência ao time, colocando Vampeta na vaga de Iran. Carlos Alberto passou a ocupar a posição na lateral direita. O zagueiro Fábio Ferreira também avançou bastante pelo setor.
E o Corinthians ameaçou instantes depois. Finazzi dominou na entrada da área, girou e bateu. Viáfara defendeu. No rebote, Dentinho chutou em cima do goleiro. Pouco depois, em bate-rebate na área, a bola sobrou para Fábio Ferreira, que chutou longe do gol. Porém, o jogo continuou aberto, e Finazzi quase surpreendeu Viáfara ao arriscar uma virada, defendida pelo goleiro.
No Furacão, Ney Franco tirou Jancarlos para colocar Roberto. Mas o Corinthians seguiu pressionando. Depois de cobrança de escanteio, Zelão tentou finalizar, e a bola parou na defesa. Nelsinho Baptista mostrou que estava mesmo esperando o triunfo no Pacaembu. O treinador sacou Carlos Alberto para colocar o atacante Arce.
No entanto, o Furacão jogou um balde de água fria nas esperanças do Corinthians. Aos 39 minutos, Netinho cruzou para a área, a defesa bobeou novamente, e Alex Mineiro subiu sozinho para cabecear para as redes.
Nos minutos finais, em meio ao desespero por um gol, o goleiro Felipe foi ao ataque e, depois de cobrança de falta, cabeceou muito perto da meta atleticana. Nos acréscimos, aos 47, veio o alívio da torcida alvinegra. Finazzi aproveitou cruzamento de Arce e mandou para as redes, garantindo o ponto que tirou o Corinthians da zona de rebaixamento por uma semana.
De ponto em ponto, o Corinthians enche o papo! Agora é ganhar do Goiás para dar uma aliviada. Valeu Finazzi, mandou bem!
segunda-feira, 5 de novembro de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário