quinta-feira, 1 de novembro de 2007

Corinthians perde de virada para Flamengo e segue em perigo

Rio de Janeiro (RJ) - No duelo entre os clubes de maiores torcidas do Brasil, quem comemorou na noite desta quarta-feira foi o Flamengo, que alcançou a zona de classificação para a Copa Libertadores com a vitória de virada, por 2 a 1, sobre o Corinthians. O Timão, que sonhava em deixar a área de rebaixamento depois de sete rodadas, não conseguiu segurar o resultado no estádio do Maracanã, onde a torcida rubro-negra fez mais uma festa.
O Timão apostou na velocidade durante toda a partida, e abriu o placar com Finazzi justamente depois de bom contragolpe puxado por Lulinha. Porém, nos minutos finais do primeiro tempo, Ibson igualou a contagem. No segundo tempo, o ex-corintiano Roger entrou em campo para marcar o gol da vitória do Flamengo.
Como o Goiás perdeu nesta quarta para o Vasco, o Timão precisava apenas de um empate para deixar a zona de rebaixamento, mas não conseguiu balançar novamente as redes do Flamengo. Assim, o time de Nelsinho Baptista segue com 41 pontos no Nacional, mesma pontuação do Goiás, que leva vantagem nos critérios de desempate.
Já o Flamengo alcançou a área de classificação da Copa Libertadores, com 55 pontos, em terceiro lugar. No complemento da rodada, para manter o posto, o Rubro-negro precisa torcer contra o Palmeiras, que também tem 55 e duela com o Juventude. Outro concorrente direto do time de Joel Santana é o Cruzeiro, que soma 54 e joga nesta quinta contra o Botafogo.
O Corinthians busca sua recuperação no Brasileirão no domingo, quando enfrenta o Atlético-PR, no estádio do Pacaembu. O clube carioca, por sua vez, duela no mesmo dia com o Cruzeiro, no Mineirão.
O jogo
Empurrado pela torcida que marcou presença em grande número no Maracanã, o Flamengo iniciou a partida desta quarta-feira com mais volume de jogo no sistema ofensivo, mas sem criar chance real de perigo para o gol de Felipe. Sem muita eficiência na troca de passes, o Rubro-negro buscava bolas alçadas na área.
Em um dos cruzamentos, a bola sobrou nos pés de Maxi depois de bate-rebate. O argentino mandou muito perto da meta de Felipe, assustando o goleiro corintiano. Do outro lado, o Corinthians depositou suas esperanças em jogadas já esperadas, como a velocidade de Lulinha e Dentinho, além dos cruzamentos para Finazzi.
As jogadas dos dois clubes facilitaram o trabalho das defesas. O goleiro Felipe, inclusive, interceptou diversos cruzamentos dos flamenguistas. E foi em um contragolpe que o Corinthians abriu o placar no Maracanã. Aos 26 minutos, Lulinha fez excelente jogada individual pela direita e mandou para a área. A bola passou por todo mundo e sobrou nos pés de Finazzi, que completou para as redes.
Depois do gol, o Corinthians mostrou mais coragem para se lançar à frente, enquanto o Flamengo seguiu esbarrando na defesa alvinegra. Em novo contra-ataque do Timão, Dentinho ganhou de Toró na área e apareceu livre na frente de Bruno, mas chutou para fora e desperdiçou ótima chance.
Assim, do outro lado, o Flamengo não desperdiçou a oportunidade que apareceu. Aos 45 minutos, Maxi tocou para Souza na área em espaço da defesa. O atacante, então, tocou de calcanhar para Ibson, que concluiu sem dar chances para Felipe.
Descontente com o comportamento do Flamengo no primeiro tempo, Joel Santana fez duas mudanças na equipe, sacando Souza e Maxi para as entradas de Obina e Roger. Por sinal, no primeiro minuto de bola rolando na etapa, Juan apareceu livre na frente do gol, mas chutou em cima de Felipe e desperdiçou boa chance.
Pouco depois, Ronaldo Angelim sentiu-se mal e precisou deixar o campo para a entrada de Rodrigo Arroz. O Flamengo seguiu com mais presença na frente, mas sem criar boas chances. Nelsinho Baptista promoveu duas alterações em poucos minutos no Corinthians, deixando claro que seguiria apostando na velocidade.
Primeiro, Dentinho deixou o campo para a entrada de Arce. Como a mudança não alterou o panorama do jogo, o treinador também tirou Lulinha para colocar Héverton. No entanto, o Flamengo quase virou o placar instantes depois. Leonardo Moura arriscou ótimo chute e viu Felipe se esticar para defender.
E o Flamengo aproveitou seu melhor momento no jogo para virar o placar. O ex-corintiano Roger fez boa jogada individual, invadiu a área e bateu para marcar seu primeiro gol com a camisa do Rubro-negro. Alegria para os cariocas e tristeza para os paulistas.

O Corinthians não pode perder as esperanças. Basta o Corinthians vence o próximo jogo e o Goiás perder que ele sai da zona. Se ele tivesse ganhado, ele estaria em 13º lugar!

Nenhum comentário: