As pessoas que vivenciam duas culturas e falam duas línguas podem inconscientemente mudar a personalidade quando trocam de idioma, segundo um estudo feito nos Estados Unidos pelos pesquisadores David Luna, do Baruch College, e Torsten Ringberg e Laura A. Peracchio, da University of Wisconsin-Milwaukee.
Eles estudaram grupos de mulheres que têm o espanhol como língua materna e são bilíngues, mas com graus diferentes de identificação cultural. E descobriram mudanças significativas na percepção pessoal ou mudança de personalidade em participantes biculturais - mulheres que são parte tanto da cultura da língua inglesa como da latina.
"A língua pode ser um indicador que ativa diferentes formas de cultura específica", disseram os pesquisadores em um estudo publicado pelo Journal of Consumer Research.
Apesar de essa mudança de personalidade já ter sido estudada antes, eles disseram que sua pesquisa descobriu que as pessoas que são biculturais mudam de personalidade mais rápido e facilmente do que aquelas que, embora sejam bilíngues, vivenciam apenas uma cultura.
Segundo os pesquisadores, as mulheres se definiram como mais assertivas quando falam espanhol do que quando o fazem em inglês. "Nas sessões no idioma espanhol, os observadores verificaram que as participantes estavam mais auto-suficientes e extrovertidas", disseram os pesquisadores.
Em um dos casos, um grupo de mulheres norte-americanas hispânicas e bilíngues observou anúncios que mostravam mulheres em diferentes cenários. Elas viam as peças em apenas um idioma - inglês ou espanhol - e então, seis meses depois, viam o mesmo material no outro idioma.
Sua percepção sobre si mesmas e sobre outras mulheres nos anúncios mudava conforme o idioma. "Uma das participantes, por exemplo, viu uma personagem principal do anúncio da versão em espanhol como uma mulher independente, arrojada, mas como desesperançada, solitária e confusa na versão em inglês", disseram os autores da pesquisa.
Você deve ter achado estranho eu ter escrito palavras com todas as letras maiúsculas e outras não (se não reparou, está sabendo agora). Eu tive a intenção de colocar grande as palavras mais chamativas. Se gostou desse tema, dê a sua opinião. Pra mim, seria um modo dos meus internautas interagirem comigo e ver as idéias das pessoas que sempre estão vendo o meu blog. Dê a sua opinião!
terça-feira, 24 de junho de 2008
quarta-feira, 11 de junho de 2008
HOJE É O DIA INTERNACIONAL DOS PERTURBADOS
HOJE É O DIA INTERNACIONAL DOS PERTURBADOSPor favor, mande uma mensagem de encorajamento para um amigo perturbado... Assim como eu fiz. Eu não me importo se você lamber janelas, jogar pedra em avião, ou querer bater prego com a testa, mas lembre-se todos os sessenta segundos que você gasta irritado, perturbado ou louco, é um minuto de felicidade que nunca mais volta.
A mensagem de hoje é: A vida é curta, quebre as regras, perdoe rapidamente, beije demoradamente, ame verdadeiramente, ria incontrolavelmente, e nunca deixe de sorrir, por mais estranho que seja o motivo. A vida não pode ser a festa que esperávamos, mas enquanto estamos aqui, deveríamos dançar.
A mensagem de hoje é: A vida é curta, quebre as regras, perdoe rapidamente, beije demoradamente, ame verdadeiramente, ria incontrolavelmente, e nunca deixe de sorrir, por mais estranho que seja o motivo. A vida não pode ser a festa que esperávamos, mas enquanto estamos aqui, deveríamos dançar.
Assinar:
Postagens (Atom)